MANAUS – Na contramão da preservação, a capital amazonense apresenta igarapés em péssimo estado. É o que afirma o biólogo Jansen Zuanon, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Em tom de bate-papo, o pesquisador vai palestrar sobre o assunto no Teatro Direcional nesta quarta-feira (26), às 19h30. Ele adiantou alguns pontos a serem destacados no encontro.
O principal problema enfrentado pelos igarapés da cidade é a poluição proveniente dos esgotos, do lixo e dejetos humanos que são descartados de forma irregular. Se a degradação continuar do jeito que está a tendência, segundo Jansen Zuanon, é que os igarapés da cidade desapareçam.
A situação dos igarapés também compromete a existência dos peixes da região. A poluição no meio ambiente aquático resulta na morte desses animais, que têm valor significativo para o local. Os peixes são fonte de alimento e sustento em grande parte da Amazônia, mas em Manaus isso não acontece porque praticamente não há como sustentar vida em águas tão poluídas.
0 comentários:
Postar um comentário